O profissional já conta com mais de 30 anos de experiência
A história de Jack, O Saltador, já é muito rica e envolvente. Porém, as ilustrações deram aquele toque a mais para a obra. O ilustrador Denis Pacher foi o escolhido para criar o universo visual do livro, que contou com inspirações em personagens ingleses. Afinal de contas, Jack surgiu como uma lenda urbana da Londres do início do século XIX. Para aqueles que quiserem conferir as aventuras desse personagem e as ilustrações de Pacher, basta acessar a loja da Amazon e garantir o seu e-book.
Denis Davi Pacher, Ilustrador Underground, desenhista com mais de 30 anos de experiência em ilustrações para jornais, revistas e histórias em quadrinhos, no Brasil e no exterior, como nos USA, Inglaterra, França e Portugal, já participou de 50 publicações em livros e revistas no Brasil e exposições de arte com gravuras e pinturas.
Como é o seu processo criativo? O que te inspira?
Eu início o processo de criação lendo o roteiro ou história e já ligo com alguma referência anterior, que tenha absorvido. Talvez um filme, música, peça, quadro ou história em quadrinhos. Vejo o máximo de referências para cobrir lacunas históricas ou culturais, roupas, objetos, personalidade dos personagens, e daí, quando sinto que tenho ferramentas o suficiente, começo a fazer os estudos dos quadros principais, que normalmente facilitam a produção do resto do material. Quase como no processo de animação.
Quais foram as suas referências para realizar as ilustrações de Jack, O Saltador?
Eu sempre gostei dos filmes do Sherlock Holmes, revi os últimos lançados, a série e os antigos também. Procurei também outros filmes e documentários sobre a Europa da época e filmes sobre Jack, o Estripador, que mostram objetos e clima da época.
Qual foi a parte mais desafiadora com as ilustrações de Jack, O Saltador?
Com certeza o fato de ser um livro de época, mas de ação ao mesmo tempo, os trajes da época são realmente mais difíceis de se reproduzir, principalmente os trajes femininos e os objetos de decoração.
Fiquei sabendo que a capa da obra foi feita a partir da junção das primeiras capas do Superman e do Batman. Conta como surgiu essa ideia
A ideia veio da vontade de buscar as origins dos quadrinhos clássicos, aquele sentimento da novidade que aparecia nas bancas que iluminavam as jovens mentes da época e maravilham ainda hoje as coleções dos fãs. Sem falar que agrega um pouco de graça a um personagem mais soturno, de ação, mas que vem para divertir também os leitores desta aventura!
Para aqueles que buscam se aventurar no mundo das ilustrações, considerando a sua experiência, qual seria o primeiro passo?
Em primeiro lugar eu diria para observar o que faz você se divertir mais no mundo das artes, qual estilo, revista, roteiro, arte que mais te faz ter vontade de desenhar. Desenhe muito, treine, gaste folhas e material à vontade, é na produção que você vai se desenvolver. E, com o tempo, procure melhorar cada vez mais. Se tiver como, faça curso e procure livros sobre o assunto, vídeos e entrevistas com outros artistas, vá a eventos, fale com os desenhistas e pintores, absorva o máximo de informações que puder. Coloque uma meta: consertar o que sabe que erra e, a cada ano, melhorar em algum ponto. E se divirta em todo o processo!
Ficou interessado em ler a obra? Clique no link abaixo e adquira!